Como funciona um leitor de código de barras e Leitor 2D?

post-tec-leitor

O Leitor de código de barras está presente no dia a dia de todos nós, ouvimos aquele bip característico no supermercado, farmácia, padaria e lojas em geral. Você já parou para pensar em como funciona um leitor de código de barras?

Leitores de códigos de barras são dispositivos eletrônicos para leitura de códigos de barras. Existem diferentes tipo de leitores, usando diferentes tecnologias, mas pode separar em três grandes grupos:

Leitor CCD

Os leitores do tipo CCD (Charge Coupled Device), também conhecido como leitor de contato, utilizam a tecnologia mais simples atualmente para realizar a leitura do código. Leitores CCD usam uma matriz de centenas de pequenos sensores de luz alinhados em uma fileira na ponta do leitor. Cada sensor de luz no leitor CCD é extremamente pequeno e por isso há centenas de sensores alinhados em uma fileira, um padrão de tensão idêntico ao padrão de um código de barras é gerado no leitor medindo sequencialmente as tensões em cada sensor em linha. Os leitores CCD tem uma distância de leitura muito pequena, geralmente não ultrapassam 10cm, não são indicados para operações que requerem leitura rápida e de códigos de barras danificados, mal impressos, em produtos curvados, etc. Como vantagem possuem o menor custo entre os tipos disponíveis.

Exemplo de Leitor CCD – Leitor de Código de Barras Imager 1D TD1100 – Datalogic

 

Podem decodificar apenas códigos em simbologias 1D, como EAN13, Code128, Code39, Interleaved 2 of 5, etc. Não pode decodificar simbologias 2D como QrCode ou Datamatrix.

Leitor Laser

Os leitores tipo Laser usam um raio laser como fonte de luz e normalmente contém um espelho ou um prisma rotativo para fazer a varredura do feixe de laser e para receber os dados do código de barras até um foto diodo que é usado para medir a intensidade da luz refletida.

O fotodiodo mede a intensidade da luz refletida a partir da fonte de luz que atravessa a ponta de cada barra e espaço em branco do código impresso, além disso gera uma forma de onda que é usado para medir as larguras das barras e espaços do código de barras. As barras escuras do código de barras absorvem a luz e os espaços em branco refletem a luz, de modo que a onda de tensão gerada pelo fotodiodo é uma representação do padrão de barra e espaço em branco do código de barras. Esta forma de onda é decodificada pelo leitor de uma maneira semelhante à maneira que o código Morse é decodificado. Nos leitores laser, a luz emitida pelo leitor é analisada pela variação no padrão de reflexão como padrão para receber dados e o fotodiodo contém um circuito receptor que é concebido para detectar apenas os sinais com o mesmo padrão de modulação.

Existem diferentes tipos de leitores laser, de curto alcance ou standard range (10cm até 40 cm), de longo alcance ou long range (de 2m até 20m usando etiquetas reflexivas) e de alcance ajustável ou Ajustable range (que pode ler de todas as distâncias).

Possuem custo mais elevado que a tecnologia CCD, mas pode ler de diferentes distâncias e de diferentes ângulos, sendo 45° o ideal. Muitos leitores laser possuem tecnologia de reconstrução de código, para ajudar a decodificar códigos danificados ou sujos.

Como trabalham com reflexão, pode ter dificuldade em ler através de filmes plásticos ou códigos molhados, sendo indicado testar antes caso tenha esse tipo de empecilho na operação. Tem dificuldade de leitura sob o Sol ou luzes muito fortes.

Exemplo de Leitor Laser – Leitor de Código de Barras Manual QW2120 – Datalogic

Podem decodificar apenas códigos em simbologias 1D, como EAN13, Code128, Code39, Interleaved 2 of 5, etc. Não pode decodificar simbologias 2D como QrCode ou Datamatrix.

Leitores baseados em Câmera ou Leitores 2D

São leitores de imagem bidimensionais. Eles usam uma câmera e técnicas de processamento de imagem para decodificar o código de barras.
Leitores de câmera usam pequenas câmeras de vídeo com a mesma tecnologia CCD, uma câmera de vídeo tem centenas de linhas de sensores dispostos em uma matriz bidimensional para que possam gerar uma imagem .
Leitores de longo alcance usam câmeras de alta resolução industriais para capturar vários códigos de barras em simultâneo. Todos os códigos de barras que aparecem na foto são decodificados instantaneamente.

Existem diferentes tipos de leitores 2D, de curto alcance ou standard range (10cm até 40 cm), de longo alcance ou long range (de 2m até 20m usando etiquetas reflexivas) e de alcance ajustável ou Ajustable range (que pode ler de todas as distâncias).

Tem uma área de leitura chamada FOV (field of view), o código de barras precisa estar dentro dessa área para ser decodificado. Possuem dificuldade para ler em ângulo, sendo ideal a leitura paralela ao código, como se estivesse tirando uma foto. Podem trabalhar sob Sol e luzes fortes. Tem a desvantagem de ser mais difícil “mirar” um código de barras em uma etiqueta com diversos outros códigos de barras, pois faz a leitura de uma Área, nesses casos podem ser necessários diferentes configurações ou até mesmo usar outra tecnologia.

Exemplo de leitor de Códigos 2D – Leitor de Código de Barras Manual 2D Quickscan

Podem decodificar códigos em simbologias 1D, como EAN13, Code128, Code39, Interleaved 2 of 5, etc. Podem decodificar simbologias 2D como Qr Code ou Datamatrix.

 

Principais Códigos de Barras 1D e 2D


3Ltec Automação

www.3ltec.com.br
atendimento@3ltec.com.br
Telefone: (19) 3272-6104
Whats app: (19) 99644-1333

facebook-3ltec Facebook Ltec
twitter-3ltec Twitter 3Ltec
WhatsApp-3ltec (19) 99644-1333
YouTube-3ltec Youtube 3Ltec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *