Mas afinal o que é FIFO, PEPS, LIFO, FEFO, UEPS?

post-fifo

Você provavelmente já ouviu algumas delas em um ambiente corporativo, principalmente se seu setor de atuação envolve logística, controle de estoque, WMS etc. Mas você realmente sabe o que cada uma delas significam?


Todas as siglas são relacionadas á métodos de estocagem/armazenagem e controle de estoque, esses métodos foram criados para maximizar o controle sobre o estoque, reduzir custos e evitar perdas.

FIFO (first in, firt out) ou PEPS (Primeiro que entra, Primeiro que sai)

É o método de armazenagem em que o primeiro produto que entra em um estoque é também o primeiro a sair, geralmente é utilizado para produtos com validade determinada ou que vão ficar obsoletos em pouco tempo. O método FIFO é amplamente utilizado na indústria alimentícia e com produtos perecíveis em geral, além de eletrônicos e eletrodomésticos (equipamentos com data de manufatura).

LIFO (Last-in, First-out) ou UEPS (Último a entrar, primeiro a sair)

Trata-se do método em que os produtos que por último entram no estoque são os primeiros a sair, geralmente é utilizado para produtos que não tem data de validade e com baixo volume de giro em estoque.

FEFO (First expire, First out)

Método utilizado para produtos de altíssimo giro, nesse modelo os produtos com validade mais próxima de vencimento são os primeiros a sair do estoque, é altamente usado na indústria de laticínios devido a curta vida de prateleira (shelf life) dos produtos.


3Ltec Automação

www.3ltec.com.br
atendimento@3ltec.com.br
Telefone: (19) 3272-6104
Whats app: (19) 99644-1333

facebook-3ltec Facebook Ltec
twitter-3ltec Twitter 3Ltec
WhatsApp-3ltec (19) 99644-1333
YouTube-3ltec Youtube 3Ltec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *